MAE publica «Temas de Ética – Reflexões e Desafios»

O Movimento Acção Ética (MAE) acaba de publicar o livro Temas de Ética – Reflexões e Desafios, concretizando assim um dos objectivos a que se propôs aquando da sua fundação, a 1 de Janeiro de 2021, nomeadamente a promoção e coordenação de uma publicação sobre ética associada ao desenvolvimento e à responsabilidade pessoal, social e institucional.

Temas de Ética – Reflexões e Desafios é o resultado do propósito de contribuir para uma maior consciencialização dos imperativos axiológicos e, consequentemente, para uma ética intensiva, responsável e desafiante, uma ética verdadeiramente amiga da pessoa”, referem os coordenadores da publicação e co-fundadores do MAE, António Bagão Félix, Paulo Otero, Pedro Afonso e Victor Gil.

Na obra, que integra catorze artigos, apresentam-se abordagens, reflexões, estudos e contributos “centrados na imprescindível conjugação entre direitos e deveres, no fortalecimento do sentido de responsabilidade, no primado da virtude e da exemplaridade, como razão de ser de todas as formas de relacionamento e de liderança”.

André Azevedo Alves, Isabel Almeida e Brito, Filipe Almeida, Filipe d’Avillez, José Carlos Lima, João César das Neves, José Manuel Moreira, Manuel Monteiro, Margarida Góis Moreira, Margarida Machado Gil, Margarida Mateus, Maria da Glória Garcia, Maria do Céu Patrão Neves, Marta Lince Faria, Paulo Otero, Pedro Afonso e Pedro Vaz Patto, assinam os catorze artigos, a maioria a título individual, alguns em co-autoria.

“Os autores dos catorze capítulos são pessoas com valiosos contributos sobre esta matéria, quer pessoais, quer académicos. Aceitaram o encargo de nos ajudar a concretizar este objectivo editorial, com a sua inteligência, seriedade intelectual, generosidade e sentido de partilha”, agradece o MAE.

O Índice do livro, que além dos catorze artigos e da Introdução integra uma Nota Final e a Carta de Princípios do MAE, está disponível AQUI.

Temas de Ética – Reflexões e Desafios é uma publicação com a chancela Princípia e já se encontra disponível nas principais livrarias do país, também online. A obra recebeu apoio para a sua publicação da Fundação A Junção do Bem, a quem o MAE agradece.

«Este livro é um apelo e um apego à lucidez», referem António Bagão Félix, Paulo Otero, Pedro Afonso e Victor Gil na Nota Final da publicação.

28 de Junho de 2022