MOVIMENTO ACÇÃO ÉTICA
Desejamos contribuir para uma maior consciencialização
dos imperativos éticos e para uma ética
do futuro que seja para hoje.

Missão do Movimento Ação Ética

O Movimento Acção Ética – Vida, Humanismo e Ciência – (MAE) é uma iniciativa cívica que visa propor abordagens, reflexões, estudos e contributos em torno das questões axiológicas.

O MAE tem na sua génese a vontade e determinação de pessoas de diferentes gerações, formação académica e percurso profissional, para quem o primado da ética é inseparável da razão de ser das acções pessoais e dos códigos de conduta profissionais ou institucionais.

O MAE está aberto às pessoas de boa vontade e de livre arbítrio. No MAE não cabem quaisquer formas de dependência. As posições assumidas pelo MAE serão sempre o resultado das análises, reflexões e contributos de pessoas radicalmente livres e independentes.

Entre os vários princípios enformadores que estão na base do MAE, destacam-se (ver versão completa em “Carta de Princípios”):

- O valor inviolável e inegociável da vida humana;

- O respeito integral pelos princípios da dignidade e da centralidade da pessoa;

- A consideração da dignidade como propriedade inalienável de cada um e de todos os seres humanos, sem condições ou restrições;

- O respeito pela autonomia da pessoa, que existe por si e em si, repudiando visões programadas do ser humano;

- O ideal de equidade, tratando igualmente o que é igual e diferentemente o que é desigual, na medida dessa desigualdade;

- A afirmação plena do princípio da responsabilidade individual, social e institucional e da inerente competência moral;

- A harmoniosa conjugação entre direitos e deveres, bem como entre liberdade e responsabilidade;

- A consagração do valor da solidariedade como um princípio ordenador da vida em sociedade, uma virtude moral e um dever social;

Nos propósitos fundacionais humanistas e personalistas do MAE estará sempre a necessidade de combater a indiferença cívica, o minimalismo e relativismo éticos e o défice de responsabilidade pessoal e social.

O MAE terá sempre presente a ideia axiológica da esperança.

O MAE deseja contribuir para uma maior consciencialização dos imperativos éticos e para uma ética do futuro que não seja uma ética para o futuro, mas para hoje.